Veja.com, 25/06/2010
A economia norte-americana cresceu à taxa anualizada de 2,7% no primeiro trimestre, segundo anúncio do Departamento do Comércio nesta sexta-feira. O Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou abaixo da divulgação anterior e da previsão dos economistas, que contemplavam expansão de 3%.
Os gastos com consumo, que respondem por cerca de 70% do PIB, subiram menos que o esperado. O avanço foi 3% no primeiro trimestre, contra uma expectativa anterior de aumento de 3,5%. Já o lucro das empresas foi revisado para cima, para 12,1% nos primeiros três meses de 2010, ante o registro antecedente de alta de 9,7%. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o acréscimo foi de 45,9%.
Os estoques das empresas foram revisados em alta, para 41,2 bilhões de dólares para o período de janeiro a março, ante 33,9 bilhões de dólares no cálculo anterior. As vendas reais finais, que representam o PIB menos os estoques, subiram 0,8% no período, vindo de uma estimativa anterior de ampliação de 1,4%. As exportações e as importações foram também revisadas para mais. As vendas externas cresceram 11,3% e as compras, 14,8%. Anteriormente, o Departamento do Comércio havia dito que as altas seriam de, respectivamente, 7,2% e 10,4%.
A atividade no setor imobiliário caiu 10,3% no primeiro trimestre, contra uma expectativa de queda de 10,7%. Os investimentos das empresas foram revisados para baixo, para 2,2%, ante os 3,1% informados previamente. Os investimentos do governo federal continuam em expansão de 1,2%.
No hay comentarios.:
Publicar un comentario